Para Inspirar

Dica de livro: Pare de reclamar e concentre-se nas coisas boas

Oi Oi Oi Estilosas!

Lembram que lá atrás falei pra vocês da coluna Para inspirar aqui do blog? Quis muito ter esse espaço justamente para compartilhar coisas boas e inspirações para auxiliar no nosso contínuo trabalho de crescimento pessoal.

Hoje quero compartilhar um livro que achei por acaso, quer dizer, acredito que nada é por acaso, logo esse era um livro que eu precisava ler, rs. Pare de reclamar e concentre-se nas coisas boas, de Will Bowen.

Esse livro é um registro de um grande movimento que nasceu em 2006 numa igreja lá em Kansas City, Missouri, Estados Unidos. Com o lema “Juntos, vamos fazer Kansas City, Missouri, se transformar na primeira cidade Sem Reclamações dos Estados Unidos”.

Comece a notar, reclamamos para conseguir atenção e evitar o que nos dá medo. Parou pra pensar? É nesse livro que você vai ter muitas dicas práticas para provocar a mudança que vai te fazer melhorar e muito. São 64 páginas, com um texto super simples, leve e com experiências reais. Perfeito para ser devorado em poucos dias.

Você já notou que fica mais pesada depois que reclama?! Você se sente mais pesada ou com dor de cabeça depois que conversa com pessoas que estão reclamando ou falando mal de outra pessoa?! Você não gostaria de ter uma vida mais leve?! Ou ainda mais, já notou que as pessoas têm se afastado de você?! Será que é porque você reclama demais?!

Will descreve que “reclamar é se concentrar no que não queremos, é falar sobre o que está errado. E tudo aquilo em que concentramos nossa atenção se expande. ”

Para ajudar as pessoas a eliminar a reclamação de suas vidas, ele nos desafia a usarmos uma pulseira roxa (usada como forma de monitoramento) para tentar passar 21 dias sem reclamar. Mas por que 21 dias? Naquele momento ele acreditou que esse seria o prazo necessário para transformar um novo comportamento em hábito, assim nascia o movimento A Complaint Free World (Um Mundo sem reclamações).

Já no começo ele convoca “Juntem-se a mim. Vamos ficar 21 dias consecutivos sem reclamar, criticar ou falar mal da vida alheia. Mesmo que leve três meses ou três anos, nossa vida vai melhorar muito. Não desistam. ”

Eu que adoro um desafio, já adorei e pensei “21 dias sem reclamar, ha, tiro de letra porque eu não reclamo mas as pessoas ao meu redor, NUSSA!! Como reclamam”. Olha eu já reclamando das pessoas que reclamam né?!

No livro, é falado que precisamos criar esse sistema de monitoramento, utilizando um elástico desses de dinheiro no punho, aliança, relógio ou qualquer item que possamos mudar de posição. O importante é mudar algum objeto de posição sempre que se pegar reclamando, criticando ou falando mal dos outros.

Só tomei consciência do tanto que eu reclamava quando escolhi um anel como forma de monitorar as críticas, reclamações e fofocas, assim como Will descreve no livro, cansei de tanto trocar. Escolhi o anel porque não tenho como ter a pulseira roxa do movimento na hora, teria que esperar o processo de importação. Mas no site tem vários combos para quem quiser, olha aqui.

Cada vez que me pego reclamando ou criticando, preciso mudar o anel para a outra mão e lá vamos nós iniciar a contagem do zero. Estou há 12 dias tentando, meu recorde é de 4 dias sem reclamar por enquanto. Mas claro, que teve uma reclamação inconsciente que me fez voltar à estaca zero, affff.

Mas afinal, o que é reclamar? O verbo reclamar é utilizado para exprimir PESAR, DOR ou DESCONTENTAMENTO ou fazer uma acusação forma de denúncia.

Tenho percebido que minhas reclamações ocorrem em alguns ambientes e com pessoas específicas, com isso, tenho me monitorado ainda mais com relação aos 3 sentimentos descritos acima. Estou vendo este processo como super rico justamente por essa ser uma poderosa ferramenta de autoconhecimento. Tenho ficado mais atenta aos sentimentos que me levam à reclamação e geralmente estão ligados à PESAR, DOR ou DESCONTENTAMENTO.

Nos primeiros dias fiquei assustada com o número de vezes que precisei trocar o anel de mão, mas com o tempo reduzi muito as trocas. Hoje, em meu 12º dia de tentativa só troquei o anel de mão uma vez e estou super feliz, porque quanto menos vezes eu trocar indica que estou mais próxima de chegar ao objetivo final, que são os 21 dias.

Não importa o tempo, o que importa é chegar ao fim do processo com uma consciência maior das situações que precisamos nos policiar e o quanto aquilo afeta nosso dia-a-dia. Ao fim desse período sua vida será mais leve e você perceberá o quanto nos importamos com coisas que não nos agregam em nada.

Ah, se vocês também quiserem se testar, no site do Will tem um teste de positividade, clica pra conferir e se descobrir. O teste é inglês mas só abrir no google chrome e pedir pra traduzir a página, rsrsr. Minha nota foi 83, ainda preciso melhorar minha visão otimista.

E você, até quando vai ficar aí reclamando sem tomar uma atitude positiva para sua vida? Vem comigo nesse desafio, me contem aqui nos comentários se vocês já tinham ouvido falar desse livro, se leram e o que acharam, tá bom?

Assim que eu conseguir completar os 21 dias volto aqui contar pra vocês.

O post ‘Dica de livro: Pare de reclamar e concentre-se nas coisas boas‘ apareceu primeiro em Com Estilo Único Blog.

Espero que tenham gostado.

Bjoo

You Might Also Like

Comentários

Comentar