Lifestyle

A louca do cartão de crédito!

cartão de crédito

Dicas de como eu consegui me reorganizar

Oi Oi Oi Estilosas!

Estamos começando no segundo semestre do ano e te pergunto: Como estão as finanças? Atolada no cartão de crédito? Que tal começar a se organizar hein?!
Bom, assim, tenho que confessar… Já fui uma pessoa descontrolada com cartão de crédito,desde que comecei a trabalhar e o banco me deu aquele retângulo brilhoso, lindo e prestativo (porque assim, ele sempre me ajuda a realizar meus desejos consumistas!! rs) temos um caso de amor muito sério, acho que estamos juntos e inseparáveis há uns… 7 anos, tempo né?!
Há quase 2 anos, eu e meu cartão passamos por uma crise. Quando comprei meu carro, eu literalmente fui ao fundo do poço, porque eu tinha toooodas as despesas do carro e mais meus gastos com cartão de crédito, tipo assim… “A louca do cartão de crédito” tipo no filme ‘Os delírios de consumo Becky Bloom‘… Tive que tomar uma medida drástica e pedir pcartão de crédito - becky bloomra minha mãe esconder ele de mim, e não é que a bichinha escondeu ele muito bem!! Passei um sufoco e tanto, mas ainda bem que agora aprendi a usá-lo, ele só sai de casa quando preciso realmente comprar algo. Você deve estar se perguntando como eu consegui né?!

Digo que não foi nada fácil, se eu estava triste comprava pra me alegrar, se eu estava feliz comprava pra comemorar… Mas gente, não caiam nessa armadilha, o juro do cartão é absurdo e pode realmente te deixar sem dormir. Eu fiz uma promessa muito séria de que não gastaria mais porque eu estava realmente me prejudicando, estava sempre aflita pensando na manobra que eu faria pra conseguir pagar a fatura e digo por experiência de causa… Não vale a pena!!

Aqui estão algumas dicas do que fiz pra me desintoxicar…

Tenha apenas um cartão de crédito. Eu tinha vários, mas vários cartões de crédito, cancelei todos eles e fiquei com apenas um. Não adianta você ter vários cartões porque uma hora você vai perder o controle das faturas e não vai dar conta de pagar.
Peça um cartão novo. Pedir um cartão novo?!Isso mesmo! Como eu já estava com o meu cartão há algum tempo, eu já sabia o número dele em qualquer direção, inclusive data de vencimento e os dígitos de segurança. Como eu não conseguia me imaginar sem ter um cartão para as emergências, eu pedi um novo cartão e logo que ele e a senha chegaram entreguei nas mãos da minha mãe e ela escondeu. Fiz isso porque na época meu sobrinho era pequeno e se ele precisasse de fraldas, remédios ou qualquer outra coisa teria meu cartão ali para utilização.
Não olhe sites de compras online. Se você for como eu era, deve ficar horas olhando os sites de cosméticos, perfumes, cupons de desconto e por aí vai. Não estou dizendo que nunca mais você vai poder dar uma olhadinha, mas enquanto você estiver se desintoxicando e aprendendo a lidar com o cartão, não olhe!
Procure não andar com o cartão sempre na bolsa. Quando você olha pra vitrine e vê aquela luz especial e quase desmaia de vontade de ter aquela peça e não tem o cartão na mão, você deixa de comprar e começa a perceber que não precisa tanto assim daquilo. Conforme os dias passarem, você vai se sentir muito bem por deixar de gastar tanto assim.
Conte cada dia que ficar sem usar o cartão. Pode parecer bobeira, mas conforme os dias vão passando e você deixa de usar o cartão, a sensação de angústia se torna uma sensação de paz e alívio. É tão bom chegar a fatura do cartão e você ver que os gastos diminuíram.
Quando eu estava organizando minha situação financeira comecei a procurar planilhas que pudessem me ajudar a ver realmente no que eu estava gastando meu dinheiro, foi então que achei diversas planilhas no site do Gustavo Cerbasi. Particularmente, gostei muito da planilha de pagamento mínimo do cartão de crédito e também do orçamento familiar mensal (essa eu uso até hoje!)
Se você acha que precisa de um cuidado mais profundo, existe um grupo de autoajuda assim como Alcoólicos Anônimos para quem deve demais, o nome é Devedores Anônimos. Para analisar se você é um devedor compulsivo pode clicar aqui e fazer esse questionário. Muitas vezes gastamos demais por diversas razões, que tal conversar e descobrir o que acontece?!
Hoje eu ainda faço minhas comprinhas mas sempre dentro do meu limite, de acordo com o tanto que sobra do meu salário, e depois de já ter cumprido com todos meus deveres. Agora meu próximo passo é conseguir levar a sério minha poupança. E vocês, como lidam com as finanças?! Já perderam o controle alguma vez? Me contem!!

O post ‘A louca do cartão de crédito‘ apareceu primeiro em Com Estilo Único Blog.

Bjoo

You Might Also Like

Comentários

Comentar