Moda e Estilo

Sustentabilidade na moda

sustentabilidade

Oi Oi Oi Estilosas!!

Sustentabilidade!! Vamos falar um pouquinho sobre a sustentabilidade na moda?! Precisamos repensar nossa forma de consumir e também de reinventar nosso estilo com um pouco do que já temos em nossos armários. Tá pra nascer uma mulher que não fique com os olhos brilhando quando vê aquela peça maravilhosa na vitrine né?!
Nos últimos tempos tenho gostado de pegar uma peça já surradinha do guarda-roupa e mudar a forma que uso, ou até fazer uma customização daquelas básicas e lindas. (Aliás, pensando alto, será que não seria legal eu ter esses registros em vídeo?! #prapensar).

Pesquisando sobre esse tema achei um livro super bacana e amei saber tantos detalhes, o nome é Moda & Sustentabilidade, design para mudança – Kate Flectcher & Lynda Grose.
No livro pude ver como os negócios mudaram nesses últimos anos, hoje eles são direcionados para o melhor serviço que pode ser prestado, a experiência que temos até chegar ao produto que queremos e não mais a venda pela venda. Quantas vezes você entrou em uma loja apenas pra ver o preço e acabou saindo com o produto por causa da simpatia da vendedora? Acontece né?!
E o diferencial para o sucesso pode ser um serviço de reparo (ajudando os usuários a recondicionar suas roupas e cobrando por isso), ou mesmo um serviço de design open source (modelo que os fabricantes divulgam livremente seus moldes para que os usuários possam confeccioná-los em casa). Ou seja, criar possibilidades de gerar receita com trabalhos diferentes, não apenas vendas.
Mas você deve estar pensando “E qual a novidade no serviço de reforma de algo? Isso existe desde que o mundo é mundo!”, o diferencial acontece quando sua contribuição e relevância são reconhecidos para a sustentabilidade da indústria da moda, deixando de ser um conjunto de atividades isoladas e específicas, e se torna aquilo que faltava pra deixar o “sistema” da moda realmente efetivo.
Em São Francisco, por exemplo, a Social Fabric oferece cursos em parceria com a Bike Kitchen. Os cursos são ministrados por designers profissionais e ajudam as pessoas tipo eu me esforço mas sempre furo o dedo que não são assim profissionais a consertar e fabricar suas próprias roupas. Mas o que uma Organização que ensina a arrumar bicicleta pode parecer com uma Organização que ensina a fazer consertos de roupas?! Aí é que tá, bem no conceito é Do It Yourself (Faça você mesmo), os cursos levam ao questionamento: “Por que não cuidamos da manutenção de nossas roupas como cuidamos da manutenção de nossas bicicletas?”.
Mas no livro não tem apenas a reforma de roupas, tem também um movimento que tem muita força na gringa, é o aluguel, compra ou venda de bolsas e acessórios de luxo no site Bag Borrow or Steal.
Pra ilustrar esse serviço, você assistiu ao primeiro filme Sex and the City?! Depois que Carrie é deixada no altar pelo Sr. Big, ela contrata uma assistente, Louise (Jennifer Hudson). Louise é mega apaixonada por moda mas não tem como comprar sua Louis Vuitton, então o que ela faz pra mostrar que é poderosa? Aluga bolsas para desfilar pela cidade.
Consultando nosso amado, inseparável e querido Google, achei o site da BagMe e BoBags. Confesso que quero minha bolsa grifada só pra mim, mas enquanto não tenho posso ir alugando né?!
Espero que tenham gostado tanto quanto eu adorei compartilhar esse post com vocês.

O post “Sustentabilidade está na Moda” apareceu primeiro em Com Estilo Único.

Bjoo Estilosas!
Aline – Com Estilo Único Blog

You Might Also Like

Comentários

Comentar